O baterista Matt Cameron anunciou oficialmente sua saída do Pearl Jam, encerrando uma jornada de 27 anos como membro fundamental da lendária banda de Seattle. A notícia foi confirmada na segunda-feira (8), por meio de um comunicado emocionante publicado nas redes sociais de Cameron e do grupo.
“Após 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos na bateria do poderoso Pearl Jam”, escreveu o músico. “Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo. Tem sido uma jornada incrível. Mais virão. Agradeço a todos do fundo do meu coração.”
Cameron, que já era um nome reverenciado no cenário grunge por seu trabalho com o Soundgarden, se juntou ao Pearl Jam em 1998, em meio a uma nova fase criativa do grupo. Ele se tornou peça-chave da sonoridade da banda desde o álbum Binaural (2000), permanecendo em todos os lançamentos seguintes, incluindo o mais recente Dark Matter (2024).
O Pearl Jam também se pronunciou sobre a despedida do baterista: “Matt foi um dos nossos primeiros heróis musicais”, disse a banda em comunicado, lembrando não só de sua marcante trajetória com o Soundgarden, mas também com a Skin Yard, outro nome cultuado do grunge de Seattle.