Os artistas recebem mais streams do que o de número de ouvintes mensais por algumas razões importantes. As streams e os ouvintes mensais são duas métricas diferentes no Spotify, e elas não estão diretamente correlacionadas.

Vamos utilizar a cantora Pabllo Vittar como exemplo. Atualmente, ela possui 3.898.030 ouvintes mensais, que são os fãs que ouvem suas músicas regularmente. Essa métrica representa a quantidade de contas únicas que ouviram pelo menos uma música dela durante o mês.
Enquanto as streams são as contas únicas que reproduziram pelo menos uma música. Um único ouvinte pode gerar várias streams se ouvir a mesma música várias vezes.
Por exemplo, se um fã ouvir a mesma música de Pabllo Vittar 1.000 vezes, isso conta como 1.000 streams, mais apenas 1 ouvinte mensal.
Como é feito o cálculo?
O Spotify rastreia cada vez que uma música é reproduzida. Isso inclui todas as reproduções, independentemente de quantas vezes a mesma pessoa ouviu a música. Voltaremos a utilizar Pabllo Vittar como exemplo ilustrativo:
Supondo que a artista possui 10 músicas, onde cada uma é reproduzida por 1.000 vezes por 100 ouvintes mensais diferentes. Com isto, teremos:
- Total de streams: 10×1.000 = 10.000 streams.
- Total de ouvintes mensais: 100 ouvintes.
Portanto o sucesso de um artista no Spotify não se resume apenas a quantidade de ouvintes mensais, mas também na estratégia de engajamento, visibilidade entre outros métodos.
Siga nosso canal no WhatsApp!
O AgitoPOP agora possui um canal no WhatsApp. Nos acompanhe por lá e receba em primeira mão conteúdos exclusivos sobre famosos, música, reality show e tudo que envolva esse universo. Clique aqui!
Gostou do conteúdo?
Primeiramente, obrigado por ler essa matéria até o final! Agora, compartilhe com seus amigos que gostam desse tipo de conteúdo, e acompanhe a gente no Facebook, Twitter e no Instagram. Por fim, se por acaso encontrou algum erro de digitação ou queira nos ajudar com alguma crítica construtiva, avise a gente através desse link.