Depois de muita espera, finalmente o mais novo single de Katy Perry, “Woman’s World“, está entre nós. O single marca o retorno da cantora ao mundo da música, já que seu último projeto lançado foi o álbum “Smile” de 2020, que na época, já não recebeu uma boa resposta do público e da crítica.
Desta vez, Katy volta com uma proposta totalmente diferente do que foi apresentado no projeto anterior, mas que era muito visto no auge de sua carreira de 2010: o pop raíz. A faixa traz uma letra forte, com destaque ao empoderamento feminino e toda a força que a mulher possui. Assim como o clipe, que mostras mulheres exercendo diferentes cargos, dominando tudo e mostrando o verdadeiro significado de “Girl Power”.
Enquanto muitos se impressionaram com a entrega e acreditam que esse é apenas o início de uma grandiosa era pop, outros “torceram o nariz” sobre o modo como foi retratada a pauta feminista trazendo à tona o caso de Dr. Luke e Kesha.
Pitchfork
” ‘Woman’s World’ é claramente modelado no single de Lady Gaga de 2020, ‘Stupid Love’, um retorno descarado à forma que lançou Gaga com sucesso no segundo ato de sua carreira. Parece ter havido um erro de cálculo, no entanto: ‘Stupid Love’ funcionou não por causa de seu som, mas porque pegou os elementos centrais da música de Gaga — letras ligeiramente sem sentido, conceito de viagem ácida. É intrigante por que Perry teria escolhido montar seu retorno com uma música vagamente política — você simplesmente tem a sensação de que ela realmente não gosta ou não se importa com essas coisas”
Dazed
“Na fase que reinou, o feminismo branco liberal de 2012 era ok. Em 2024, é redutivo. ‘Woman’s World’ parece feito com objetivo de dublagem no RuPaul pra comentários de ‘arrasou’ de gays brancos. É um empoderamento pelas lentes do Ryan Murphy”
The Guardian
“O retorno solo de Perry é uma tentativa datada de escrever um hino feminista sobre como as mulheres realmente podem ter tudo! É uma música que me fazia sentir mais estúpido cada vez que a ouvia”
Rolling Stone
“O vídeo mostra Perry derramando uma garrafa de ‘Whisky for Women’, brandindo um vibrador rosa choque e fingindo fazer xixi em um mictório, tudo nos primeiros 50 segundos da música. Em outro lugar, ela é esmagada por uma bigorna gigante e enfia um bico de gás em sua b*nda para reabastecer. Trisha Paytas também faz uma participação especial, puxando um enorme caminhão monstro por uma corda antes de dirigi-lo com Perry sentado como uma espingarda”
Sucesso entre os fãs
Apesar de ser altamente criticada pela mídia, os fãs de Katy, conhecidos como Katycats, aclamaram o novo trabalho da diva pop e reconheceram que o pop está salvo.
eu acho a maior hipocrisia de uma geração inteira que está crescendo na base de músicas virais de Tik Tok abrir a boca pra falar de “genérico” e xingar a Katy Perry. é cômico porque nos últimos 8 anos 80% da indústria vem sendo genérica. cresçam! pic.twitter.com/c7jcv4rSs7
— Noah (@noahnailo) July 12, 2024
a katy perry foi a única que conseguiu reviver o pop por completo pic.twitter.com/3zvZAzPX6o
— webdivo nettinho (@webdivonettinho) July 11, 2024
“Aí que o dr luke” “ai que a crítica é rasa” “ai que a Katy Perry é isso é aquilo” “ai que o chaveiro de útero” “ai mas a letra é rasa” “ai as playlist não sei oq”
— misa | 📖 (@_holyfvck_) July 12, 2024
Minha honesta reação: pic.twitter.com/U1KNEVPmWh