Lucas Der Leyweer é um jovem de 23 anos de idade, nascido em Cacoal (RO), mas que vive há pouco tempo em Natal (RN). O rapaz é um autor talentoso, cuja habilidade na escrita o levou a publicar dois notáveis livros de poemas em 2021.
Seus trabalhos, intitulados ‘Pequenos poemas para grandes corações’ e ‘Vivências de peles negras’, refletem sua jornada e sua visão do mundo em meio a questões sociais prementes, tais como o racismo e a homofobia. A poesia de Lucas Der Leyweer é profundamente íntima e se destaca por sua linguagem excepcionalmente poética. Sobre sua obra ‘Vivências de peles negras’, ele conta: ” Meu livro conta minha vivência e minhas perspectivas sobre cansaço do povo negro através de poemas.’’
E foi para falar um pouco mais sobre a sua arte que tivemos o prazer de o entrevistar. Para o Agito Pop, Lucas contou sobre suas motivações, planos para o futuro, entre outras coisas. Confira:
1 – Como foi o início de sua carreira e quais as suas inspirações?
Desde os 6 ou 7 anos, gostava de ler e escrever, sempre tive contato com a leitura. Na adolescência passei a escrever diários e poemas. Minhas inspirações são Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus e Jorge Amado. Gosto de ler romances, poesias, crônicas.
2 – Como foi participar da Bienal do Livro?
Consegui participar por ser top seller e bati a meta de vendas estipulada pela editora. Recebi muito apoio de pessoas desconhecidas e provei do que sou capaz. Sinto que isso é muito importante como escritor independente, foi uma experiência ótima.
3 – Sendo um jovem negro e da comunidade LGBTQIAPN+, como isso impacta no seu trabalho?
Uso a arte para mostrar uma realidade. O que me levou para a Bienal foi um livro que fala sobre a negritude e o racismo, me inspirei por exemplo no caso do jovem Gabriel, preto, que foi assassinado por policiais.
4 – Pode falar um pouco sobre o seu processo criativo?
As ideias vão surgindo do nada. Gosto de escrever durante a noite, vou anotando as ideias…mas não sigo um padrão.
5 – Quais os seus planos para o futuro?
Pretendo terminar minha faculdade de Letras, continuar trabalhando com a literatura e quem sabe conquistar mais espaço.
E se você ficou curioso para conhecer mais e ler os livros publicados pelo escritor, saiba que pode adquirir os mesmos através do site: Lucas Der Leyweer (uiclap.bio)
Kauan, 25 anos, de Campinas -SP. Estudou moda e design, é apaixonado por arte, musica e cultura pop.
