Na noite de ontem, 14 de julho, imprensa e convidados se reuniram para um coquetel especial que marcou o início dessa união entre duas grandes marcas do cinema. E para abrir com chave de ouro, foi exibido “O Brilho do Diamante Secreto (Reflection in a Dead Diamond)”, longa dirigido por Hélène Cattet e Bruno Forzani, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de julho.
O filme, que integrou a competição oficial da 75ª Berlinale, chamou atenção da crítica internacional com sua estética ousada e narrativa fragmentada, que mescla flashbacks e flashforwards de forma hipnotizante.
Ambientado na glamourosa Côte d’Azur, acompanhamos John D., um espião aposentado de 70 anos que vive isolado em um hotel de luxo, mergulhado em memórias, alucinações e erotismo. Quando uma vizinha desaparece misteriosamente, ele precisa confrontar traumas do passado, numa trama repleta de suspense, sensualidade, ação e paranoia.
Uma verdadeira carta de amor ao gênero Eurospy, popular nas décadas de 60 e 70, o longa brinca com os clichês do cinema de espionagem à moda antiga, agora revestidos por uma abordagem contemporânea, repleta de cores saturadas, cortes rápidos e trilha sonora imersiva.
O elenco conta com o veterano Fabio Testi, além de Yannick Renier, Koen De Bouw, Maria de Medeiros, Thi Mai Nguyen e Céline Camara.
Com “O Brilho do Diamante Secreto”, a dupla Cattet e Forzani reafirma seu estilo autoral e sua estética marcante, entregando ao público uma verdadeira experiência sensorial.