O que você precisa saber sobre pobreza menstrual

Será que você já parou para pensar que poder comprar um pacote de absorvente talvez seja um privilégio? Não parece né, algo tão “básico”, mas que para muitas faltam, e você ficaria assustado com os números de meninas e mulheres cisgênero não tem o poder desse privilégio.

Antes de começar a falar sobre, é importante explicar nesse texto o porquê reforçar que estamos falando de meninas e mulheres cisgênero, sabemos (ou deveríamos saber) que nosso país é diverso, e nele estão pessoas trans onde precisamos deixar claro que alguns homens trans menstruam, tendo em vista que nem todos podem ou querem fazer o processo da transição com hormônios.

Mas então, o que é a pobreza menstrual?

– Ausência de banheiros seguros e em bom estado de conservação, saneamento básico (água encanada e esgotamento sanitário), coleta de lixo;
– Falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual, como absorvente;
– Falta de acesso a medicamentos para administrar problemas menstruais e/ou carência de serviços médicos;
– Falta de informação sobre saúde menstrual e autoconhecimento sobre o corpo e os ciclos menstruais;
– Estigmas e preconceitos sobre a menstruação que resultam na segregação (ou separação) de pessoas que menstruam de diversas áreas da vida social.

Esse assunto é de extrema urgência ser falado mundialmente, mas sobre nosso país, em média 23% das meninas de 15 a 17 anos não tem como adquirir um pacote (ou mais) de absorvente a cada ciclo menstrual, e quando falamos desse assunto podemos pensar em saneamento básico (o nome já diz, básico) mas 1,6 milhões de pessoas não tem banheiro em casa, 15 milhões não recebem água tratada e 26,9 milhões moram em lugares sem esgoto. Absurdo né? Você se pergunta porque não falamos sobre isso?

De acordo com esses números acima, a pobreza menstrual mexe além do psicológico, leva com que essas pessoas faltem com uma frequência maior na escola, por exemplo, sendo assim, tendo sua educação comprometida.

Precisamos quebrar tabus quando se trata de menstruação, ainda é um assunto que muita gente tem vergonha de falar, mas é de extrema importância e urgência que falemos sobre isso cada vez mais, é necessário normalizar a menstruação, ela faz parte de um processo natural, não há motivos para que isso se torne vergonhoso.

Precisamos cobrar políticas públicas, afinal, absorvente é uma necessidade, não é luxo. Enquanto os governos não tomam grandes ou pequenas iniciativas para combater a pobreza menstrual, existem vários projetos e ONGs que ajudam essas pessoas, mas mesmo assim ainda falta.

Vamos olhar esse tema com mais cuidado?

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Se Inscreva

Artigos relacionados

Saiba onde passar a Virada do Ano em Maricá (RJ)

Maricá prepara uma grande festa de Réveillon para receber...

Anitta vai se aposentar dos palcos? Sim, mas não será agora!

Anitta voltou a falar sobre sua aposentadoria dos palcos,...

Pedro Sampaio celebra 27 anos com declaração romântica de Henrique Meike

Neste sábado (21), o DJ Pedro Sampaio, comemora seus...
spot_imgspot_img
Carolina Maria
Carolina Mariahttps://www.agitopop.com.br
Carolina Maria, 33, jornalista da periferia, autoria do livro “Pensamentos desalinhados”. “Escolhi o jornalismo pra levar a informação para todas as pessoas, seja ela qual for.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui