A cantora estava com câncer nos pulmões desde maio 2021, e vinha passando por diversos tratamentos.
Rita Lee vendeu mais de 55 milhões de discos e se consagrou como um dos maiores nomes da música no país; cantora deixou três filhos com o parceiro de vida e carreira Roberto de Carvalho, e um legado de fãs por onde passou.
Rita Lee foi uma mulher e artista vanguardista, à frente do seu tempo em tudo, da música à luta feminista, passando pelas mudanças sociais de um Brasil que insiste em ser careta.
Padroeira da liberdade, Rainha absoluta do rock brasileiro, mesmo que ela não goste de seu próprio posto, é inegável, Rita inspirou e inspira milhares de mulheres pessoas e artistas que a tem como ídola maior e referência de vida.
“Recentemente, tive a honra de homenagear Rita durante o Latin Grammy e no Altas Horas, pude me aproximar também da família incrível que ela construiu. Para Rita, falei da importância que ela tinha para mim e falei, mesmo que ela já soubesse, da importância que ela tem não só na minha vida, mas na vida de todos os artistas desse país. Tive sorte de receber a resposta de que ela me adorava, que adorou as homenagens e ainda disse que eu era mais bonita ainda sem maquiagem, vou levar essa dica comigo, Rita! Obrigada por tanta humildade e carinho, que honra ter trocado um pouquinho com você. Nós, mulheres artistas (principalmente as mais rebeldinhas) brasileiras, somos o que somos, e nossa música é o que é, graças a Rita Lee. Sem ela, muita coisa não seria possível.
Meus mais sinceros sentimentos e amor a Roberto, Beto, Antônio, João, Silvia e a todo Brasil.
Luísa Sonza”