O Carnaval de São Paulo 2025 trouxe grandes emoções na avenida e na apuração. A Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi não conseguiram se manter no Grupo Especial e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso I, onde disputarão em 2026 uma vaga de volta à elite do samba.
A disputa foi apertada, e as duas escolas terminaram com as notas mais baixas da apuração. A Mancha Verde, campeã em 2019 e 2022, amargou o rebaixamento após uma apresentação que sofreu críticas nos quesitos harmonia e evolução. Com um enredo sobre a ancestralidade africana do povo baiano, a escola trouxe um desfile visualmente impactante, mas enfrentou problemas técnicos e de organização.
Já a Acadêmicos do Tucuruvi apostou em um enredo sobre as vestimentas sagradas dos indígenas tupinambás, mas não conseguiu convencer os jurados. A falta de sincronia entre alas e algumas falhas na evolução pesaram na pontuação final, levando a escola ao rebaixamento.

O critério de desempate foi o quesito “evolução”, que também definiu a campeã deste ano. Agora, as duas escolas se preparam para a disputa no Grupo de Acesso I no próximo ano, buscando recuperar o prestígio e retornar ao Grupo Especial. Será que a Mancha e o Tucuruvi darão a volta por cima em 2026?
Miguel Lucas 33 anos, Publicitário e Jornalista, amo a cultura pop, viagens e shows, criei o Agito Pop, na intenção de levar o melhor do entretenimento para a galera e agitar muito a internet.
