Já se foi o tempo em que a vaidade era um assunto restrito ao universo feminino. Cada vez mais homens estão se interessando em cuidar da aparência e recorrendo à maquiagem para corrigir imperfeições na pele, como manchas de acnes e olheiras, além de compor makes discretas ou elaboradas.
De acordo com um relatório da Research & Markets divulgado pela Revista Forbes, o mercado mundial de beleza masculina movimentou cerca de US$ 57 bilhões em 2017, com expectativa de ultrapassar a marca dos US$ 78 bilhões em 2023. Isso indica que o uso da maquiagem entre os homens está em ascensão e ganhando cada vez mais espaço.
Maquiadores e influencers masculinos têm utilizado suas redes sociais para mostrar seus trabalhos na internet, desde maquiagens mais clássicas, usadas no dia a dia, até as mais artísticas e elaboradas, usadas em festas e baladas. Essa tendência está encorajando homens a fazer uso das makes e inserindo-as em seu cotidiano.
Para compor uma maquiagem perfeita, os itens básicos incluem primer, base líquida ou BB Cream, corretivo facial, pó compacto, lápis de olho, rímel e hidratante labial. Na Espaço Make, por exemplo, há uma variedade incrível de produtos e tonalidades, além de dicas valiosas dos colaboradores em seus quiosques.
Segundo Kelly Nogueira, CEO e fundadora da Espaço Make, “o mercado de maquiagens está de portas abertas para receber os homens que estão investindo na beleza. Escolher maquiagens que respeitem o tom da pele, assim como pincéis e esponjas que ajudam na aplicação dos produtos, resultam numa make perfeita”.
Com a quebra de tabus e a evolução da mentalidade, grandes personalidades masculinas como David Beckham, Justin Bieber, Johnny Depp e Lil Nas X têm inserido as maquiagens em suas rotinas diárias, provando que os homens estão cada vez mais livres para serem vaidosos e que a beleza masculina pode e deve ser realçada.
Portanto, se você é homem e se interessa em maquiagem, não tenha medo de explorar esse universo. Afinal, cuidar da aparência é uma atitude saudável e que faz bem para a autoestima.