“Lobo e Cão” estreia dia 7 de setembro nos cinemas,O drama LGBTQIA+ recebeu o prêmio de Melhor Filme da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza, em um júri presidido por Céline Sciamma. longa da ilustre diretora portuguesa Cláudia Varejão. O longa – que em outubro também estará disponível no streaming da Filmicca.
O longa conta a história de Ana – que nasceu em São Miguel, em uma ilha no meio do Oceano Atlântico, limitada pela religião e tradições. Ana é a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Percebe cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, seu melhor amigo queer, que gosta tanto de vestidos quanto de calças, Ana começa a questionar o mundo como foi lhe prometido. Quando sua amiga Cloé chega do Canadá, traz com ela os dias brilhantes da juventude, embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do horizonte.
Com distribuição da Filmicca, “Lobo e Cão” foi assim descrito por Céline Sciamma e o Júri da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza 2022: “O mundo imersivo criado no filme nos envolveu no assunto importante, apresentando os personagens queer como eles são em seu espaço seguro. Descobrimos que os elementos de documentário contribuíram para a eficácia e autenticidade da narrativa. O júri também apreciou o fato de o filme não agradar ao espectador em sua representação franca, honesta e impactante de uma comunidade queer coesa. Nós, como júri, achamos que a mensagem desta história é extremamente importante e é um prazer conceder este prêmio ao merecido filme de Cláudia Varejão”.
Veja o Trailer: