Faltando menos de 1 mês para a 25ª edição do Latin Grammys, a premiação já confirmou alguns nomes que subirão ao palco para performances históricas.
A edição deste ano ocorrerá no Kaseya Center, em Miami, no dia 14 de novembro. Entre os nomes confirmados estão os atuais indicados David Bisbal, Alejandro Fernández, Luis Fonsi, Juan Luis Guerra, Carín León, Elena Rose e Ela Taubert, bem como a Personalidade do Ano de 2024 Carlos Vives.
Grammy Latino fora da América Latina
Em comemoração ao 25º aniversário do Latin GRAMMYs, a premiação retorna a Miami onde a história da Academia Latina começou e sua sede permanece até hoje. Esta é a terceira vez que o Grammy Latino será realizado em Miami; a primeira foi em 2003 e a segunda em 2020, quando o show foi fechado ao público devido à pandemia da COVID-19.
O compositor e produtor norte-americano Edgar Barrera lidera com nove indicações:
- Produtor do Ano;
- Compositor do Ano;
- Melhor Canção Regional, como compositor de “El Amor De Su Vida”, do Grupo Fontera com o Grupo Firme, e “Por El Contrario”, de Becky G, Angela Aguilar e Leonardo Aguilar;
- Música do Ano, como compositor de “(Entre Paréntesis)”, de Shakira e Grupo Frontera, “Mi Ex Tenía Razón”, de Karol G, e “Según Quién”, de Maluma e Carín León;
- Álbum do Ano, como compositor de “Boca Chueca Vol. 1”, de Carín León;
- Gravação do Ano, como compositor de Mi Ex Tenía Razón”, de Karol G
A colombiana Karol G e o porto-riquenho Bad Bunny completam o pódio, com oito indicações cada.
A primeira concorre em Gravação do Ano (“Mi Ex Tenía Razón”), Álbum do Ano (“Mañana Será Bonito (Bichota Season)”), Música do Ano (“Mi Ex Tenía Razón”), Melhor Performance de Urbana/Fusion (“S91”), Melhor Performance de Reggaeton (“Qlona”, com Peso Pluma, e “Labios Mordidos”, com Kali Uchis), Melhor Álbum de Música Urbana (“Mañana Será Bonito (Bichota Season)”) e Melhor Música Urbana (“Qlona”, com Peso Pluma).
Dentre os brasileiros, Anitta e Xande de Pilares se destacaram ao receberem nomeações para as principais categorias do prêmio. Além de nomes como Jão, Luísa Sonza, Líniker também estão entre os indicados. Estavam elegíveis todos os álbuns lançados entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024.