Com 4 episódios, o documentário contou um pouco sobre a história de Mc Daleste até o mistério de seu assassinato. A irmã Carolina Sena Pellegrini, o irmão e amigos de Daniel, entre outras pessoas que fizeram parte da história dele, tentam buscar respostas para a morte de um dos maiores cantores de funk.
Daleste era o funkeiro mais popular de São Paulo. Nascido na Penha, ele era destaque na época de 2011. Só tinha ele no auge do sucesso, com melodias e letras impactantes. Daniel movimentou o funk de São Paulo e fez com que o gênero crescesse muito na época, sendo responsável pelo funk ser o que é.
Após quase 11 anos de sua morte, muitas perguntas ainda rondam a família de Daleste. No documentário produzido, duas testemunhas deram depoimentos que na época do crime não foram ouvidas pelo delegado do caso.
Outros nomes que Daleste serviu como inspiração também deram entrevista, como Gloria Groove, MC Livinho, MC Hariel, MC Kauan, entre outros.
O crime aconteceu no dia 6 de julho de 2013 em uma comunidade de Campinas. Daleste estava fazendo um show quando levou um tiro. Minutos antes ele levou um tiro de raspão ao passar do lado de sua axila e ele até percebeu. O caso foi arquivado em 2015 por falta de provas. Ninguém foi preso e não foi encontrado nem mesmo um suspeito.
Foi um descaso da polícia? Crime perfeito? Ou foi deixado de lado por se tratar de um funkeiro nascido na periferia de São Paulo?
Muitas perguntas ficam no ar até hoje, mas com esse documentário pode se ter uma pequena esperança de achar um culpado. Afinal, Daleste vive e sempre será lembrado por ser um pioneiro do funk.
“Mc Daleste: Mataram o pobre loco” foi dirigido pelos jornalistas Guilherme Belarmino e Eliane Scardovelli e pelo jornalista Caio Cavechini. A fotografia ficou por conta de David Faria e Renan Ferreira.
Gustavo Farias, tenho 21 anos, sou de Carapicuíba, São Paulo. Sou estudante de Jornalismo e sempre gostei de acompanhar cultura pop, desde os lançamentos musicais, as premiações até os festivais então estou nesse portal pra trazer notícias e entretenimento pra vocês.
