Ao lado de sua irmã, ele foi um dos grandes ícones pop teen no cenário brasileiro dos anos 90 e 2000. Com mais de 20 milhões de discos vendidos e dezenas de prêmios vencidos, a dupla fez e continua fazendo a cabeça de muitos brasileiros, vide a turnê de retorno “Nossa História“, que em 2019 arrecadou mais de R$120 milhões de reais com 18 shows pelo Brasil, EUA e Portugal.
Embora agora o assunto seja sobre o trabalho solo do artista, é impossível não mencionar essa turnê, isso por que, em resposta ao AgitoPOP sobre qual foi o momento decisivo para que o álbum solo se tornasse exatamente como ele é hoje, Junior Lima respondeu: “Em cima do palco. Essa última turnê foi muito reveladora para mim, e me ajudou a me conhecer melhor. Sinto que isso foi muito importante, me conhecer melhor”.
Mas afinal de contas: O que Junior nos oferece em seu novo projeto? “Eu fiz o disco que eu queria ouvir”, respondeu o campinense à uma jornalista durante entrevista coletiva na última segunda-feira. A frase sincera pode colocar uma dúvida na cabeça do público, o que ele quer ouvir? Quais as suas inspirações? O músico conta que tinha
em mente que queria fazer pop, usar sintetizadores e se inspirou na sonoridade do final da década de 70, anos 80 e 90. Como artistas, cita referências a Prince, Michael Jackson, Queen, Led Zeppelin, Daft Punk e LCD Soundsystem.
Mas as inspirações não vieram só de longe: Quando questionado se a paternidade havia influenciado na sonoridade de “Solo”, Junior respondeu que não sabe separar as coisas, então todo esse sentimento que viveu como nascimento de sua filha, Lara, estava incluído nas músicas. E a paternidade no álbum não para por aí: na faixa “O Dom”, o cantor colabora com o seu pai, Xororó, em uma das faixas mais marcantes do disco.
Para quem está ansioso pela performance pop nos palcos, ainda vai ter que esperar um pouco. De acordo com o próprio artista, o foco agora é outro. Além disso, é preciso mais músicas para criar o repertório para um show.
Ouça agora mesmo “Solo” Vol 1, na sua plataforma digital favorita, e se delicie com esse pop dançante que inclui faixas como ‘’De Volta Para Casa’’ e ‘’Foda-Se’’.
Kauan, 25 anos, de Campinas -SP. Estudou moda e design, é apaixonado por arte, musica e cultura pop.
