Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Lifestyle

Estudo conclui que 12% da população brasileira são LGBT

Casal gay envolto da bandeira LGBT
Reprodução: Freepik

Um levantamento inédito na América Latina, realizado pela Unesp e USP, para a revista cientifica Nature Schientific Reports, concluiu que, pelo menos, 12% da população brasileira são LGBT. Segundo o IBGE, esse percentual corresponde a 19 milhões de pessoas. A pesquisa entrevistou pessoas maiores de 18 anos, em 129 cidades, nas cinco regiões do Brasil.

A pesquisa mapeou a diversidade sexual e de gênero no país a partir de uma amostra representativa da população brasileira, similar ao que é feito nas pesquisas eleitorais. Os questionários foram aplicados pelo instituto Datafolha entre novembro e dezembro de 2018.

Segundo o psiquiatra Giancarlo Spizzirri, da USP, essa é a primeira vez que um levantamento como esse é feito em um país latino-americano. Outro diferencial são as perguntas do questionário. Invés de autodeclaração, que poderia gerar incompreensão dos conceitos pelos participantes, optou-se por fazer perguntas objetivas e depois caracterizar as respostas.

“Se eu chegasse para uma pessoa e perguntasse assim: ‘você é homossexual? Dentre as [opções] abaixo: homossexual, hétero ou bi’. Talvez pudesse provocar muito constrangimento dependendo da maneira como a pergunta é conduzida. Ou mesmo a pessoa não saber o que responder. Outra maneira de se indagar isso é: ‘Você tem atração física, romântica e sexual do mesmo gênero que o seu? Ou somente por pessoas do mesmo gênero?’”, explicou o psiquiatra.

Um levantamento feito pelo IBGE [e primeira], em maio de 2019, sobre orientação sexual concluiu que 1,8% da população adulta se declarou homossexual ou bissexual. “Eles usam um critério de como a pessoa se autoidentifica. A gente não susou a questão da autoidentificação, a gente caracterizou os grupos de acordo com as respostas que a gente obteve.” Salientou Giancarlo.

Os pesquisadores reforçam que o trabalho ajuda a tirar a população LGBT+ da invisibilidade e, por se tratar de um estudo do campo da saúde, contribui para que sejam pensadas políticas públicas voltadas a esse grupo.

Primeiramente, obrigado por ler essa matéria até o final! Agora, compartilhe com seus amigos, e acompanhe a gente no FacebookTwitter e no Instagram. Por fim, se por acaso encontrou algum erro de digitação ou queira nos ajudar com alguma crítica construtiva, avise a gente através desse link.

Escrito Por

Deixe seu Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais!

Festivais & Shows

Deixando os fãs ainda mais ansiosos pelo seu retorno ao Brasil, The Weeknd confirma Anitta como sua convidada especial em seus shows no país...

Entretenimento

Bruno Gadiol nunca foi um artista de caminhos retos. Sua trajetória, que começou sob os holofotes da TV e encontrou na música seu espaço...

Entretenimento

O fenômeno K-pop continua sua ascensão meteórica no Brasil e os números falam por si. Um estudo do Spotify revelou que o mercado brasileiro...

Festivais & Shows

Após marcarem a edição do Lollapalooza 2025 com um show histórico, o grupo australiano RÜFÜS DU SOL retorna ao Brasil em 2026 com dois...

© 2025. Todos os direitos reservados. Agito Pop Entretenimento & Comunicação LTDA.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile