A cantora e compositora americana Dolly Parton, conhecida por sua trajetória na música country, surpreendeu seus fãs ao lançar seu primeiro álbum de rock, intitulado Rockstar. O disco, que chega às lojas e plataformas digitais no dia 17 de novembro de 2023, é um projeto colaborativo com vários músicos do gênero, marcando a estreia de Parton nesse estilo musical.
Rockstar é o 49º álbum solo de Parton e apresenta 30 faixas, sendo nove originais e 21 covers de clássicos do rock como “Every Breath You Take” dos The Police, “Open Arms” dos Journey, “Purple Rain” de Prince, “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos The Rolling Stones e muito mais. O álbum conta com a participação de artistas renomados como Sting, Steve Perry, Ann Wilson, John Fogerty, Kid Rock, Steven Tyler, Stevie Nicks, Peter Frampton, Joan Jett, Chris Stapleton, Miley Cyrus, P!nk, Brandi Carlile, Debbie Harry, Elton John, Melissa Etheridge, Lizzo, Pat Benatar, Neil Giraldo, Michael McDonald, Paul McCartney, Ringo Starr e Ronnie Van Zant.
Parton se inspirou para gravar o álbum depois de ser indicada ao Rock and Roll Hall of Fame em 2022 e inicialmente recusar a honra, pois ela tem uma origem na música country e não no rock. Em resposta, ela declarou sua intenção de gravar um álbum de covers de rock com uma série de convidados desse gênero para justificar sua inclusão. Parton se apresentou com “Rockin’”, uma música original, na cerimônia de indução ao Hall da Fama. Ela entrou em contato com vários colaboradores dos seus sonhos ao longo de vários meses, incluindo alguns dos artistas com quem se apresentou na cerimônia do Hall da Fama, como os também indicados em 2022 Pat Benatar, Neil Giraldo, Simon Le Bon e Rob Halford, e outros convidados como Pink, Brandi Carlile e Sheryl Crow. Parton anunciou oficialmente a gravação no The Tonight Show com Jimmy Fallon em 30 de novembro de 2022. Ela revelou o lançamento do álbum no episódio de 17 de janeiro de 2023 do The View e mostrou um trecho da faixa “World on Fire” em 11 de maio de 2023.
O cantor e guitarrista britânico Peter Frampton foi recrutado para a gravação depois que um amigo em comum fez backing vocals com o cantor americano Steven Tyler no álbum. Ele imediatamente ligou para seu empresário e no dia seguinte, conversou com o produtor Kent Wells para fazer um solo de guitarra e também vocais em uma segunda faixa. Parton tentou trazer Mick Jagger para fornecer vocais em seu cover dos Rolling Stones, mas ele teve um conflito de agenda e não conseguiu reunir Jimmy Page e Robert Plant do Led Zeppelin para seu novo cover de “Stairway to Heaven”, uma favorita de seu marido Carl Dean.
O álbum já recebeu críticas positivas da imprensa e do público, e o single “World on Fire” se tornou o primeiro lançamento de Parton a atingir uma parada de rock. Em 20 de maio de 2023, a música entrou na Rock Digital Song Sales da Billboard na impressionante posição de 13. Uma semana depois, subiu para o topo, conquistando o primeiro lugar.
Para promover o álbum, Parton vai apresentar Rockstar nos cinemas em uma sessão especial no dia 16 de novembro de 2023, um dia antes do lançamento oficial. O filme mostrará Parton cantando as músicas do álbum em um palco, intercaladas com depoimentos dos artistas convidados e imagens de bastidores da gravação. Os ingressos já estão à venda nos sites das redes de cinema participantes.
Rockstar é um álbum que mostra a versatilidade e o talento de Dolly Parton, que aos 77 anos continua inovando e encantando seus fãs com sua voz e sua personalidade.