Bixarte é cantora, atriz, poeta, compositora e ativista, já venceu Slam Estadual da Paraíba é a primeira travesti ganhadora do festival de música da Paraíba em 2020.
TRAVIARCADO apresenta uma versão da cantora que aposta em ritmos latinos, etnopop, trap, batidas do kettu, e R & B e com forte presença do rap em faixas de parceria com Bia Ferreira e Drik Barbosa. Com participações marcantes de artistas trans na produção das novas faixas, o disco traz à tona a necessidade básica das pessoas enxergarem as travestis e pessoas trans como seres humanos.
A música “Pitbull sem Coleira”, feat. com Urias, flerta com o pop e techno, e marca uma mensagem sobre inquietação e fúria. Já “Carta de Advertência”, faixa produzida em parceria com Winnit e Julian, contesta o silenciamento recorrente de homens trans. É a parte do TRAVIARCADO que faz entender a transvestilidade como multiplural. Winnit é um dos maiores MCs de rap no Brasil e Julian um dos maiores nomes da música underground da Paraíba.
Com 9 faixas o EP, Bixarte reforça a força dos terreiros do kettu onde trás menções aos Orixás como Exú e Pombogira – Maria Padilha – a dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, o que vai de encontro à exaltação do prazer feminino (cisgênero, transgênero ou travesti) em ser livre em suas escolhas.
“Eu espero com esse disco, que as crianças viadas, a população LGBTQIA+, as mulheres pretas e as travestis consigam entender que há outro caminho a não ser o da morte. E quando eu falo em morte, eu estou falando sobre a morte dos nossos sonhos também. Esse disco traz um fôlego de vida para sonhar. Para mim, isso significa também que eu estou viva”, comenta Bia.
TRAVIARCADO tem patrocínio da Natural Musical e o lançamento acontecerá no SESC Pompéia com participação de Ayo Tupinambá, Julian e Bia Ferreira.