Cancelar uma turnê traz um retorno negativo não só para o artista, mas para todas as partes envolvidas com o projeto, inclusive para os fãs, que podem receber a notícia de forma mais triste, pelo fato de não terem sentido um pequeno gosto do que o artista favorito estava planejando para aquela tour.
É o caso de Ivete Sangalo e Ludmilla, que cancelaram as gigantes “A Festa” e “LUDMILLA IN THE HOUSE”, respectivamente, antes mesmo do primeiro show acontecer, em comunicado simultâneo na última quarta-feira (15). Confira algumas turnês da indústria que foram cancelas antes do início.
Taylor Swift – Lover Fest (2020)
Esse cancelamento teve uma dor maior para os brasileiros. É que, com a turnê do álbum “Lover” (2019), que foi imaginada em um formato de festival, Taylor Swift viria ao país pela primeira vez com um show para o público. Os ingressos, inclusive, já haviam sido vendidos no ano anterior, mas, por conta da pandemia de Covid-19, toda a turnê foi derrubada.
A “Lover Fest” foi projetada inicialmente para durar de abril a agosto de 2020, com 17 datas agendadas entre Brasil, Estados Unidos e Europa. Com o decreto da pandemia, porém, todos os shows foram adiados e, posteriormente, cancelados. Em 2023, no entanto, a pop star veio ao Brasil com a aclamada “The Eras Tour”, apresentando 6 shows pelo eixo Rio-São Paulo.
Britney Spears – “Domination” (residência em Las Vegas) (2019)
No início de 2018, Britney encerrou uma exitosa residência de quatro anos no Planet Hollywood, em Las Vegas. Um ano depois, a estrela pop daria início a uma segunda residência, batizada de “Domination”, dessa vez no Park MGM, no entanto, a nova série de shows não aconteceu.
A voz de “Hold It Against Me” anunciou, em janeiro de 2019, um mês antes de iniciar a residência, que o pai havia sofrido um grave problema de saúde e que se afastaria para poder dar suporte a ele.
Excited to get back on stage in Vegas ✨ #BritneyDomination pic.twitter.com/Cv729NvOeg
— Britney Spears 🌹🚀 (@britneyspears) December 20, 2018
Pussycat Dolls – Turnê de reencontro (2020)
Depois de um retorno histórico com o single “React”, as Pussycat Dolls ficaram sem chão após o cancelamento de sua turnê de reencontro. Dez anos após o fim do grupo, as artistas fariam uma turnê para celebrar a discografia, no entanto, os planos foram por água abaixo por conta da pandemia de Covid-19.
Os shows aconteceriam em 2020 e, inclusive, alguns já haviam sido marcados no Brasil. Passada a pandemia, porém, as integrantes decidiram não seguir com o projeto e a relação parece ter ficado abalada, naquele período. Algumas das artistas, inclusive, alegaram que descobriram sobre o cancelamento da turnê através de um post de Nicole Scherzinger.