“As Órfãs da rainha”, novo longa da diretora Elza Cataldo, estreia nos cinemas em São Paulo, nesta quinta, 17 de agosto. Segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), é o nono filme nacional mais visto no Brasil em julho. Estreou em Belo Horizonte e Brasília.
A longa conta a história das três irmãs órfãs, Leonor (Letícia Persiles), Brites (Rita Batata) e Mécia (Camila Botelho). Criadas pela rainha de Portugal como católicas, e são enviadas com ordem de casamento para colônia brasileira. A precariedade do Novo mundo é vivida por cada uma delas. Leonor é quem mais resiste à nova realidade e escreve cartas para a rainha, pedindo permissão para voltar. A resposta, entretanto, nunca chega.
A obra, que recebeu o prêmio de Melhor Filme Histórico no Toronto International Women’s Film Festival, promove um resgate da importância da presença feminina nas páginas da história brasileira para falar de temas infelizmente ainda atuais, como a opressão às mulheres e a intolerância. Uma das cenas de “As Órfãs da Rainha” mostra de forma fiel um dos mais antigos relatos sobre estupro sofrido por uma mulher branca no Brasil que se tem notícia.
No elenco ainda estão nomes como César Ferrario, Alexandre Cioletti, Juliana Carneiro da Cunha, Jai Baptista, Inês Peixoto, Teuda Bara, Celso Franteschi, Eduardo Moreira, Odilon Esteves, Luiz Gomide, Beto Militani, entre outros.