O fenômeno K-pop continua sua ascensão meteórica no Brasil e os números falam por si. Um estudo do Spotify revelou que o mercado brasileiro está entre os líderes globais no consumo desses artistas, o Brasil é o quinto país que mais escuta K-pop na plataforma, atrás apenas de Estados Unidos, Indonésia, Filipinas e Japão.
Além disso, dados de marketing apontam que a América Latina abriga entre 25 e 30 milhões de fãs de K-pop, com o Brasil figurando entre os países mais engajados nas redes sociais como YouTube e Twitter.
Por que o K-POP chama tanta atenção?
O crescimento do K-pop por aqui não se deve apenas à música, é um movimento cultural completo. Os fãs brasileiros, conhecidos como “stans”, inventam estratégias para ver seus idols de perto, colaboram em trendings hashtags, produzem conteúdos virais e lotam shows nacionais de grupos como Stray Kids, TWICE e NMIXX. É a paixão expressa em larga escala, com mobilização real.
O que dizem os fãs
O K-pop, pra mim, trouxe uma certa leveza na forma de ver a vida. Ele mostra que podemos ouvir e assistir qualquer coisa, independentemente da nossa idade. Afinal, se podemos ouvir pop norte-americano, por que não ouvir pop asiático? Qual seria a diferença para que tantas pessoas julguem isso?
A estética é impecável, os clipes (MVs), as cores, os visuais diferentes… Os idols se dedicam muito para chegar ao topo, abdicam de várias coisas e, às vezes, até da vida pessoal para estarem no palco levando alegria para outras pessoas. Então, não é algo feito “do nada”. Eles enfrentam dificuldades e ainda assim fazem questão de se conectar com a gente, fãs, como se realmente importássemos. (Isso costuma acontecer bastante em redes sociais asiáticas). Essa conexão cria uma sensação real de proximidade.
Além disso, cada grupo tem um universo próprio, uma história por trás. Você não está apenas ouvindo uma música, está entrando em um mundo inteiro., compartilhou a fã Carolina Maria.
A explosão do K-pop no Brasil mostra que não é apenas sobre música, mas sobre comunidade, identidade e representatividade. De grupos que lotam estádios até fandoms que movimentam campanhas globais, o Brasil provou ser muito mais do que um público consumidor, somos parte ativa dessa onda que não para de crescer.
E se 2025 já consolidou o país como o 3º maior fandom de K-pop do mundo, uma coisa é certa, ainda tem muito chão (e muito palco) pela frente.
E aí, já está na torcida para ver seu grupo favorito em turnê pelo Brasil?
Siga nosso canal no WhatsApp!
O AgitoPOP agora possui um canal no WhatsApp. Nos acompanhe por lá e receba em primeira mão conteúdos exclusivos sobre famosos, música, reality show e tudo que envolva esse universo. Clique aqui!
Gostou do conteúdo?
Primeiramente, obrigado por ler essa matéria até o final! Agora, compartilhe com seus amigos que gostam desse tipo de conteúdo, e acompanhe a gente no Facebook, Twitter e no Instagram.
Miguel Lucas 33 anos, Publicitário e Jornalista, amo a cultura pop, viagens e shows, criei o Agito Pop, na intenção de levar o melhor do entretenimento para a galera e agitar muito a internet.
