A luta pela igualdade de gênero veio para as telas com o Festival Cine Plural, que será lançado no dia mais importante para as mulheres, no dia 8 de março, celebrando o dia Internacional da Mulher.
Em uma pesquisa realizada pela Ancine (Agência Nacional de Cinema), em 2016, foram feitas 142 pesquisas de documentários e tiraram a conclusão de que a maioria desses longas são feitos por homens e para mudar esse cenário de desigualdade, o festival foi criado com a esperança de atrair o público e ter uma atenção maior na indústria cinematográfica e irá acontecer nos dias 23 a 26 de março.
O novo festival vai exibir o documentário Como ela faz, dirigido pela Tatiana Villela e abrirá um debate sobre a igualdade de gênero, uma luta das mulheres por um espaço dominado por homens á tanto tempo.
Lançado em 2021, o documentário retrata a vida e a rotina dessas mulheres desde o trabalho, a ser dona de casa e esposa, são 13 mulheres brasileiras, são elas: Cida, Adriana, Cris, Maitê, Kamila, Djamila, Duilia, Tabata, Gabriela, Nina, Gina, Jéssica e Carla, a importância desse assunto retrata muito na crescente luta contra a desigualdade de gênero, se colocar no lugar dessas mulheres que lutam por um espaço, um salário maior, um tratamento melhor perante a sociedade masculina. O documentário está disponível no Globoplay.
O festival também trouxe a oportunidade para mulheres que querem mostrar seu trabalho e ser exibido perante o público que estará presente na Paulista, e as inscrições abriram no dia 18 de fevereiro e se encerram no dia 13 de março, terá até workshop de audiovisual com 20 vagas disponíveis, preferência por meninas de 12 a 17 anos.
As inscrições podem ser feitas no site do evento: https://www.cineplural.com.br/
O evento terá uma premiação para os 3 filmes mais votados pelo telespectador que estará presente no valor de 30.000 (trinta mil reais) dividido em duas categorias, sendo elas médias/longas e os curtas.
O evento vai acontecer aberto ao público de graça no cinema Reserva Cultura, localizado na Avenida Paulista, Nº 900, às 20 horas.