Agosto é marcado como o mês da visibilidade lésbica e com isso, mulheres LBTQ vão se reunir para criar debates, celebrar, criar conexões, e em são paulo vai acontecer o Bee Festival Multicultural nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro Cultural da Diversidade, e o melhor, totalmente gratuito.
O evento vai acontecer com a ajuda da Secretaria Municipal da Cultura, e acontecerá nos dias 26/08 das 15 as 22 hrs e 27/08 das 14 as 20 hrs, no Centro Cultural da Diversidade. No local vai ter palco, feira e rodas de conversa. Uma das personalidades durante o evento é a historiadora Heliana Hemetétio, mulher negra, lésbica e ativista, e vai trazer para o festival o tema: “Envelhecimento Lésbico”.
O festival tem o patrocínio da Ben & Jerry’s – marca que historicamente valoriza a diversidade, na luta contra o preconceito à comunidade lésbica, uma das mais invisibilizadas. “A Ben&Jerry’s carrega como propósito produzir o melhor sorvete possível em um mundo permeado por justiça social, tendo valores inegociáveis, como a igualdade de direitos”, explica Ananda Puchta, responsável pela Missão Social e o Ativismo da marca no Brasil.
“O Bee Festival foi pensado por e para mulheres lésbicas, ressaltando a representatividade e a visibilidade, o que é um grande passo no enfrentamento das desigualdades”, acrescenta. Para Ananda, trata-se de um espaço de oportunidade para conhecer talentos e se inspirar.
Mês da Visibilidade Lésbica – No mês de agosto, ocorrem duas datas importantes para o movimento lésbico. A primeira delas é o dia 19/08, Dia Nacional do Orgulho Lésbico, em homenagem a Rosely Roth, ativista que liderou o protesto conhecido como A invasão do Ferro’s Bar, manifestação em defesa da publicação ChanaComChana, boletim criado pelo Grupo de Ação Lésbica Feminista (GALF) nos anos 80. A outra data é 29/08, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, referência ao dia em que foi realizado no Brasil o 1º Seminário Nacional de Lésbicas.
Todas informações necessárias nesse link: