As batalhas de rima ou slam como muitas pessoas chamam é um importante movimento cultural de rimas e poesias, mas que infelizmente é desvalorizada pela sociedade e órgãos públicos. Jovens e adultos das periferias usam do seu dom artístico e do seu sonho de entrar para mundo do rap ou da música em si.
O que essas pessoas pedem é ajuda para realizar essas batalhas, que geralmente acontece nos lugares públicos, mas fica evidente a dificuldade de realizar esse evento por causa do barulho, do preconceito e até da segurança pública já que não é algo “legalizado” e claro por não acreditar nessa cultura.
Porque as batalhas de rima não são legalizadas como cultura?
Essa resposta tem muitas questões que podem ser envolvidas, mas um exemplo é o preconceito que a sociedade “enxerga” nessas pessoas e na própria periferia, um total desrespeito, já que a arte deve ser valorizada por todos.
O gênero do rap entra muito nessa pauta já que sempre foi escandalizado por ser músicas que trata a nossa realidade, o que não se cabe mais em dizer, já que é 2023 e o gênero rap é um dos mais ouvidos do Brasil e do mundo.
Como funciona as batalhas?
Quem faz acontecer esses slam são os próprios membros das periferias, materiais como microfones, caixa de som e pelos alcances nas redes sociais, são tudo eles que fazem para que possam ser ouvidos e valorizados como devem. É isso que esperam das prefeituras, que dão suporte a essas pessoas para realizar as batalhas de rima e oficializar como cultura e não vandalismo, como os preconceituosos dizem e temem.
O grupo 01113 teve essa iniciativa de levar um projeto para a prefeitura de Carapicuíba, localizada na zona oeste de São Paulo, para fazer com que eles tenham respaldo da secretaria da cultura da cidade para realizar esses eventos slam e alcançar mais ou público jovem que sonha e busca oportunidades.
FICO FELIZ POR FAZER PARTE DESTA ENTREVISTA ,É MUITO GRATIFICANTE SABER QUE TEM ALGUEM QUE POSSA NOS OUVIR .
MUITO OBRIGADO “AGITO POP” PELA OPORTUNIDADE🙏🏾🌎
Varios artistas crescendo, vindo das batalhas de rima e tendo mais oportunidades