O gênero vem conquistando espaço e quebrando tabus na indústria musical
O forró é um gênero musical e uma dança típica do nordeste do Brasil. É muito popular em festas juninas e celebrações regionais do nordeste e norte do país. O forró vem conquistando mais ouvintes a cada ano, com novos artistas e referências sendo regravadas por eles.
O gênero é conhecido pelo seu instrumental, que inclui instrumentos típicos como acordeão, sanfona, triângulo e zabumba, além de outros mais clássicos. O toque especial do forró também está na dança, com coreografias incríveis que remetem à paixão brasileira.
A dança do forró é muito animada e geralmente é feita em pares. Existem dois estilos de dança bem conhecidos: o xote (mais lento) e o baião (mais rápido).
O forró tem raízes na cultura popular nordestina e começou a se desenvolver no século XX. O termo “forró” é popularmente associado à expressão “for all” (para todos) em inglês, que remete a festas dançantes.
Artistas referências do forró
Alguns dos artistas mais conhecidos no cenário do forró são Luiz Gonzaga, considerado o “Rei do Baião”, além de Dominguinhos, Fagner e Dorgival Dantas.
Na geração atual, temos grandes nomes que representam esse gênero muito bem, como Wesley Safadão, João Gomes, Nattanzinho, Zé Vaqueiro e Aviões do Forró.
Na comunidade LGBTQIA+ também temos representatividade; a maior drag do mundo, Pabllo Vittar, homenageou o gênero em seu último álbum lançado, “Batidão Tropical Vol. 2”, onde regravou alguns hits do forró dos anos 2000, além de fazer parcerias com artistas do gênero.
O forró foi um gênero muito julgado, com preconceito e críticas ao longo dos anos, mas ele é a alma do Brasil! Representa nosso país e sem dúvidas é um dos principais gêneros populares do Brasil. Obrigado ao Nordeste e ao Norte por nos proporcionar o forró!