2024 promete ser um ano de muito trabalho e lançamentos de sucesso para a cantora porto-riquenha, Young Miko. Com 26 anos, a jovem cantora acaba de voltar de uma viagem de 1 mês, na qual percorreu diversos lugares como Nova York, Los Angeles e Miami, enquanto trabalhava na produção de seu primeiro álbum completo. A cantora estampou a mais nova capa da revista, Rolling Stone, consagrada como “O futuro da música”.
Apesar de ser este ser seu primeiro álbum completo da carreira, o ano de 2023 fez com que a cantora atingisse novos picos de sucesso após passar meses viajando pela Espanha e América Latina com sua turnê Trap Kitty. Em meio este ano que passou, a cantora teve a chance de realizar aqueles que seriam os maiores shows da sua carreira, até o momento: sete noite como atração de abertura da cantora colombiana, Karol G, em estádios de New Jersey e Los Angeles.
Os últimos três anos fizeram com que Young Miko, de uma tatuadora com com 10.000 seguidores nas redes sociais, se tornasse um dos maiores fenômenos globais da música latina, com mais de 31 milhões de ouvintes no Spotify. A cantora chegou a fazer participação especial em alguns dos maiores álbuns lançados no último ano: “Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Manãna” de Bad Bunny e o álbum “Data” de Tainy, trazendo uma sonoridade madura, porém com um teor de delicadeza, sendo uma das únicas colaborações femininas nos projetos.
Trap Kitty: o boom na carreira musical
Em julho de 2022, a cantora fez sua primeira aparição na Billboard Hot 100, em um dueto de Feid. O sucesso veio junto do lançamento de seu EP Trap Kitty, lançado no mesmo ano, que a colocou com um dos talentos mais emocionantes do mercado musical urbano. Ricky Martin, Kany García, Miguel Bosé, Shakira e Julieta Venegas estão nessa lista. Embora ela não tenha conhecido a maioria de seus ídolos, Young Miko descobriu recentemente que Shakira é sua fã.
Young Miko é vista uma das poucas artistas queer que vem mudando o mercado urbano, trazendo suas letras como uma forma de criar uma realidade mais livre e inclusiva para os fãs e para outros artistas. As letras de Miko são repletas de insinuações que falam diretamente às mulheres, algo que ela nunca teve dúvidas quando começou sua carreira. Sua autoconfiança como mulher queer tem muito a ver com a aceitação dos pais, que, segundo ela, influenciou sua visão do mundo. “Ainda há muito a fazer, obviamente, mas acho que só vamos para frente. Que hora para estar vivo.”, diz a cantora.
Turnê com Karol G e próximos passos
O tempo de Miko em turnê com Karol G foi outro momento de grandes lembranças para a cantora. Miko não foi apenas a abertura, mas também se juntou à vencedora do Grammy para cantar sua colaboração “Dispo”, do mais recente álbum de Karol. Tudo pode fazer parte de um dia de trabalho para ela agora, mas momentos como esses não passam despercebidos por Miko. “Ver essas pessoas e pensar que são superestrelas e brilhantes e de repente eles são meus amigos e criamos juntos… Parece uma vida diferente”, diz ela.
Em “Trap Kitty”, Young Miko nos apresentou Riri,em sua jornada em um clube de strip em Porto Rico. Já em seu mais novo álbum, “att.”, que possui data de lançamento para o dia 5 de abril, trará um lado mais pessoal da cantora. “Abri meu coração como nunca antes”, diz Young Miko.